Livros

Freud: uma vida para o nosso tempo

Este livro é uma viagem pelo mundo de Sigmund Freud: a família, as relações, a cidade onde viveu, a formação, as dificuldades profissionais, inovações teóricas, os casos clínicos, a vida extraordinariamente produtiva e o contexto social e histórico em que ela foi vivida.

Tayara B. Tomio Publicado em 03/07/2020

Este livro é uma viagem pelo mundo de Sigmund Freud: a família, as relações, a cidade onde viveu, a formação, as dificuldades profissionais, inovações teóricas, os casos clínicos, a vida extraordinariamente produtiva e o contexto social e histórico em que ela foi vivida. Nenhum outro biógrafo conseguiu relacionar com tamanha perspicácia as concepções de Freud à sua vida. Historiador com formação psicanalítica, Peter Gay tem um interesse especial pelo período de efervescência intelectual e profunda instabilidade política que foi a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. Ao examinar as paixões, sondar o intelecto e expor com clareza as teorias de Freud, Peter Gay construiu uma obra que é considerada por muitos como a biografia definitiva do criador da psicanálise, um homem que ousou repensar radicalmente a cultura ocidental.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Meu ensino

Meu ensino agrupa três conferências - de cerca de uma hora cada - inéditas em livro, pronunciadas entre 1967 e início de 1968, logo após o sucesso inesperado dos Escritos.

Publicado em 11/08/2021

Semiótica psicanalítica: clínica da cultura

A interlocução da Semiótica com a Psicanálise abre uma perspectiva de captação dos signos para além da percepção consciente, visando suas motivações inconscientes, quando o novo e inesperado aparece para iluminar o real. Na condição mortal e sexuada do ser humano, nos confins do narcisismo, o falante perde e almeja a capacidade de saber sobre si, determinado pelo Outro, guardião do código e representante da cultura. Estes artigos aquilatam o capital intelectual daqueles que têm sido fiéis a uma indagação em progresso, sem promessas de acabamento.

Publicado em 29/07/2020