Livros

O grafo do desejo

Este livro reúne as aulas proferidas no curso de pós-graduação “O grafo do desejo e a clínica psicanalítica”, realizado no ano de 1993 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (UBA), no “Programa de atualização em psicanálise lacaniana”, sob direção da Dra. Diana Silvia Rabinovich.

Tayara B. Tomio Publicado em 27/06/2021

Este livro reúne as aulas proferidas no curso de pós-graduação “O grafo do desejo e a clínica psicanalítica”, realizado no ano de 1993 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (UBA), no “Programa de atualização em psicanálise lacaniana”, sob direção da Dra. Diana Silvia Rabinovich. Trata-se da transcrição das aulas do curso, nas quais o autor se dedica a um minucioso trabalho com o grafo, apresentando de forma clara e didática não apenas o passo a passo de sua construção por Lacan no texto “Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano” (publicado nos Escritos), mas propondo algumas interessantes articulações – por exemplo, entre a estrutura do grafo e a do oito interior. Para o leitor interessado no grafo do desejo, este livro é um guia de estudo, uma excelente oportunidade de entrar em contato com uma teoria que pode ser considerada a primeira entrada sistemática da topologia no ensino de Lacan. Mas é também a grata oportunidade de conhecer o estilo de transmissão de Alfredo Eidesztein, ao mesmo tempo rigoroso na leitura do texto de Lacan e generoso na oferta das bases necessárias para desvendá-lo.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Freud e o inconsciente

Em Freud e o inconsciente, o autor mostra inicialmente a articulação de certos fatores dos séculos XVIII e XIX que constituíram a precondição para o surgimento da psicanálise.

Publicado em 26/06/2020

A descoberta do inconsciente: do desejo ao sintoma

O verdadeiro capital para o sujeito, a expressão de sua singularidade e de seus nadas, é visitado por Antonio Quinet, que introduz o leitor na hipótese do inconsciente através da explicitação dos conceitos e matemas da psicanálise, fundamentados com diversos exemplos extraídos de sua própria clínica.

Publicado em 11/08/2020