Por esses dias estava lendo um texto para um grupo de estudo que participo. Estamos discutindo a constituição psíquica e o texto era sobre real, simbólico e imaginário. Esse material é resultado de um seminário que aconteceu em minha cidade há mais de um ano e do qual eu participei. Foram quatro dias de muito aprendizado, mas também recordo que conforme o palestrante avançava, para mim, ficava difícil acompanhar.
Então hoje relendo o texto, consegui ter outra ótica. Já não me pareceu de tão difícil compreensão. Algumas dúvidas que eu tinha foram resolvidas e outras surgiram.
O que eu gostaria de compartilhar com vocês é que cada um de nós tem um tempo de estudo/aprendizado/transmissão. Particularmente eu preciso ouvir/ler diversas pessoas para entender um conceito. Eu leio uma vez, escuto alguém falar, aí vivencio isso na prática (seja como analisanda ou na própria clínica) … aí então parece fazer sentido. Mas não se enganem, porque quando eu leio outro autor, algo novo sempre aparece de um conceito que me parecia encerrado.
Então para todos que dividem aqui comigo a angústia de “não entendo nada … poxa, é difícil”: não tenham pressa. Quem sabe você precisa ler de outra forma, ou deixar aquilo que leu na mente um tempo, ou ainda quem sabe você é do tipo que aprende transmitindo!
Sobre o nosso aprendizado
Por esses dias estava lendo um texto para um grupo de estudo que participo. Estamos discutindo a constituição psíquica e o texto era sobre real, simbólico e imaginário. Esse material é resultado de um seminário que aconteceu em minha cidade há mais de um ano e do qual eu participei. Foram quatro dias de muito aprendizado, mas também recordo que conforme o palestrante avançava, para mim, ficava difícil acompanhar.
Tayara B. Tomio
Publicado em 12/08/2020
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Sobre a cultura do cancelamento
É incrível como a gente não está conseguindo lidar com o diferente. Parece meio contraditório pensar que o mundo está caminhando, o tempo passando e o ser humano está cada vez mais intolerante.
Sobre o dia do psicólogo
Não sou boa com homenagens. Principalmente aquelas que carregam um imperativo: hoje é dia de fulano, hoje é o dia x, escreva sobre isso! Eu travo ... nada sai. Também sou melhor em dar presentes fora da época de comemorações. Mas enfim ... vamos falar sobre este dia 27 de agosto.