Clínica Psicanalítica

Sobre ter uma clínica própria

Você se formou em psicologia ou está na formação em psicanálise e decidiu começar a clinicar. E agora?

Tayara B. Tomio Publicado em 07/07/2020

Vamos lá: você se formou em psicologia ou está na formação em psicanálise e decidiu começar a clinicar. Normalmente (vou generalizar pra gente entender a situação, ok?) o pensamento é: quero ter a minha clínica, no bairro tal, com esse tipo de decoração, a recepção vai ser assim, etc etc etc.

Dá pra começar assim? E a reposta é normalmente (olha ele aqui de novo), não dá. Poucas pessoas conseguem sair montando a própria clínica. E mesmo as que conseguem, onde encontrar/prospectar/aguardar os primeiros pacientes?

Quais são as possibilidades então? Você pode sublocar horários de uma clínica existente, você pode encontrar outro trabalho para conseguir bancar a sua clínica. Enfim, cada um precisa inventar seus pulos aqui.

E por que estou escrevendo sobre isso? Porque eu estava ouvindo sobre uma outra questão e me veio à cabeça como não somos ensinados a estruturar nosso próprio negócio. E não se enganem ... a clínica é um negócio! Ela pode ter algumas particularidades que outros trabalhos não tem, mas ainda assim é um negócio.

Então para quem está começando, ou já está nessa caminhada, não se deixe abater se você precisa de outro emprego para bancar a sua clínica. Sem dúvida é um caminho super válido e por diversas vezes na vida precisamos fazer algo X para dar conta do nosso desejo que é Y. Enquanto isso vá se informando sobre o negócio, estudando, divulgando seu nome ... faz parte!

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Sobre suportar escutar o sofrimento

“Como você aguenta escutar histórias tristes o dia todo?” Talvez porque essa não seja a forma como eu escuto as histórias. Não estou dizendo que não sejam histórias que comovem, mas com o passar dos anos na clínica não me parece que seja isso que está em jogo (e já peço desculpas, pois acho que será difícil me explicar).

Publicado em 01/12/2020

Post a um jovem terapeuta

Fazendo aqui uma brincadeira com o livro do Contardo Calligaris, eu queria conversar com vocês sobre o inicio da formação, inicio da clínica e inicio da vida profissional.

Publicado em 10/08/2020