Clínica Psicanalítica

Sujeito suposto saber

Fala-se muito do analista como sujeito SUPOSTO saber e da importância do analisando fazer esta transferência com o analista. Neste post eu queria voltar duas casas nesse conceito, pra dessa forma tentar deixar mais claro.

Tayara B. Tomio Publicado em 11/06/2020

Fala-se muito do analista como sujeito SUPOSTO saber e da importância do analisando fazer esta transferência com o analista.

Neste post eu queria voltar duas casas nesse conceito, pra dessa forma tentar deixar mais claro.

Em um setting analítico quem sabe das coisas mesmo é o inconsciente do analisando (repare bem que eu eu não disse o analisando, mas seu inconsciente). Suas manifestações são o material de trabalho de um analista e por meio das intervenções ele devolve isso ao analisando.

Para muitos analisandos é a primeira vez que se deparam com este material. Assim, ele vê o analista como um representante de cada uma dessas manifestações. “Poxa, ele sabe algo do meu sintoma que eu não sei!”. O que está acontecendo na verdade, é que o inconsciente é rejeitado pelo analisando e projeto no analista (o analisando não reconhece as manifestações como suas). O analista por sua vez, deve concordar em ocupar este lugar do inconsciente, tornando-o presente na sessão!

Será que consegui explicar de uma forma mais clara?

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Os quatro tempos de uma análise

Estava conversando com uma pessoa sobre a passagem de analisando para analista e acho que vale trazer aqui os quatro tempos de uma análise!

Publicado em 09/06/2020

Sobre suportar escutar o sofrimento

“Como você aguenta escutar histórias tristes o dia todo?” Talvez porque essa não seja a forma como eu escuto as histórias. Não estou dizendo que não sejam histórias que comovem, mas com o passar dos anos na clínica não me parece que seja isso que está em jogo (e já peço desculpas, pois acho que será difícil me explicar).

Publicado em 01/12/2020