Para esta pergunta Freud dizia “caminhe”. O trajeto só se faz quando caminhamos. Você anda rápido? Devagar? Passos curtos ou longos?
Eu entendo que queremos essa resposta, uma previsão, pelo menos ter uma ideia de quanto tempo terei que ver o analista. Só que para a psicanálise não é assim que funciona.
Aqui já é o primeiro de muitos momentos que teremos que lidar com o não-saber. Para a grande maioria de nós isso é angustiante!
O que eu posso dizer? Caminhe ... desfrute o trajeto.
Quanto tempo vai durar minha análise?
Para esta pergunta Freud dizia “caminhe”. O trajeto só se faz quando caminhamos. Você anda rápido? Devagar? Passos curtos ou longos?
Tayara B. Tomio
Publicado em 24/05/2020
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Sobre um caminho mais gentil
Hoje, durante minha análise, ressurgiu um assunto do qual eu me queixava há alguns anos e que havia desaparecido. Antigamente eu reclamava daquilo que considerava falta de ética ou de profissionalismo de outros profissionais e que por conta disso eles “manchavam” o oficio.
Precisamos nos curar do desejo de curar
Estava em um grupo de supervisão estes dias em que falávamos justamente sobre isso. Quando começamos na clínica queremos “mostrar trabalho”. Mas o que isso significa pra cada um de nós? Quer que a pessoa saia aliviada da sessão? Quer que cada sessão seja um show a parte? Quer que a pessoa estabeleça mudanças na vida e livre-se daquilo que reclama?