O interesse de Lacan em teorizar o papel dos registros do Real, do Simbólico e do Imaginário na constituição do sujeito data de muito cedo no seu ensino. Ao longo dos anos, esses conceitos foram objeto de sucessivas elaborações teóricas até sua derradeira formalização, com o recurso do nó borromeano. Este livro reúne as aulas do seminário proferido pelo autor no Ato Analítico (PR), no qual abordou os três registros no ensino de Lacan, lembrando que tais conceitos ganham sentido a partir da clínica psicanalítica.
Real Simbólico e Imaginário: no ensino de Lacan
O interesse de Lacan em teorizar o papel dos registros do Real, do Simbólico e do Imaginário na constituição do sujeito data de muito cedo no seu ensino. Ao longo dos anos, esses conceitos foram objeto de sucessivas elaborações teóricas até sua derradeira formalização, com o recurso do nó borromeano.


Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Como alguém se torna psicanalista?
A correspondência entre uma jovem – cujo saber ainda não sabido se volta para questões decisivas a respeito de como alguém se torna psicanalista – e seu interlocutor, formado no contexto da clínica e do ensino de Jacques Lacan – e de que o nome atesta, por homofonia, o insabido nos equívocos da fala -, é o palco onde se desenrola este convite de Jacques Nassif às sutilezas de uma leitura que se enriquece, sobretudo, da compreensão do que se esboça nas entrelinhas e não do que se consegue decifrar no escrito.
O que Lacan dizia das mulheres
Com um olhar penetrante, Colette Soler mistura teoria com especialidade clínica. Ela explica de forma sedutora o que Lacan pensou sobre a controversa questão de diferença sexual.