Eu não entendo esse argumento para por fim a uma discussão onde duas pessoas não chegam a um ponto em comum.
O que vai adiantar a pessoa fazer análise? Porque quando este é o argumento, o que eu entendo é que a pessoa A ao mandar a pessoa B fazer análise, está acreditando que a pessoa B vai tornar-se mais próximo do que ela espera (pessoa A).
Há muitos anos eu tinha essa mesma ilusão. Eu seguia uma mulher que produzia conteúdo para as redes sociais e em dado momento ela começa a postar frases sobre um determinado assunto que eu considerava um absurdo. Ao mesmo tempo, essa pessoa sempre comentava da sua análise. E eu ficava “Como assim? Como ela pode fazer análise e ainda pensar assim?” Qual era minha ilusão? Que um processo de análise nos tornava mais parecidos? Nos colocava dentro de alguma moral?
Foi preciso um tempo para que eu entendesse que talvez foi justamente a análise que possibilitou aquela mulher levantar determinada bandeira. Se antes ela falava sem muito alarde, agora ela era uma entusiasta, e sabia o preço que estava pagando por isso.
O que se espera ao mandar alguém fazer análise? Que ele “melhore”? Que resolva os problemas? Mas afinal, de quem é a queixa?
Sobre a frase "ahh vai fazer análise"
Eu não entendo esse argumento para por fim a uma discussão onde duas pessoas não chegam a um ponto em comum.

Compartilhe
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Sobre o tal equilíbrio emocional
Por inúmeras vezes buscamos o tal do equilíbrio anestésico, onde não queremos sentir nada, não nos permitimos sentir nada. Mas será que é um problema mesmo?
Publicado em 09/07/2020
Minha mãe dizia que eu não vim com manual
Pois é ... e não vem mesmo. Por isso que cada mulher precisa criar seu próprio jeito de ser mãe.
Publicado em 11/09/2020