Hoje, durante minha análise, ressurgiu um assunto do qual eu me queixava há alguns anos e que havia desaparecido. Antigamente eu reclamava daquilo que considerava falta de ética ou de profissionalismo de outros profissionais e que por conta disso eles “manchavam” o oficio.
Em paralelo eu vivia no meu inicio da clínica um misto de surto e angústia sobre o manejo, sobre não saber o que estava fazendo e que eu poderia arruinar a vida de alguém. Lembro da minha supervisora apontar que eu estava no caminho: estudava, fazia análise e estava ali em supervisão.
Mas por algum tempo a angústia permaneceu.
Hoje eu escuto de muitas pessoas o “mesmo” desespero. Nos grupos, nas supervisões, no direct pelo IG, alguém me fala sobre estar perdido. Eu escuto e tento acolher da mesma forma como fui acolhida. Pois estas pessoas são as mesmas que eu vejo circular pelos estudos, que estão em análise e que se preocupam de estar fazendo um trabalho ético.
A minha revolta com alguns profissionais sumiu, a angústia diminuiu … e hoje fico feliz da vida de acompanhar tantos percursos em psicanálise! Às vezes precisamos ser mais gentis com o nosso próprio caminho.
Sobre um caminho mais gentil
Hoje, durante minha análise, ressurgiu um assunto do qual eu me queixava há alguns anos e que havia desaparecido. Antigamente eu reclamava daquilo que considerava falta de ética ou de profissionalismo de outros profissionais e que por conta disso eles “manchavam” o oficio.
Tayara B. Tomio
Publicado em 20/06/2021
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Precisamos nos curar do desejo de curar
Estava em um grupo de supervisão estes dias em que falávamos justamente sobre isso. Quando começamos na clínica queremos “mostrar trabalho”. Mas o que isso significa pra cada um de nós? Quer que a pessoa saia aliviada da sessão? Quer que cada sessão seja um show a parte? Quer que a pessoa estabeleça mudanças na vida e livre-se daquilo que reclama?
Vou começar a atender. E agora?
Ontem, uma pessoa que eu sigo aqui no Instagram, escreveu um post falando sobre o início da clínica. Essa pessoa vai começar a atender e pediu que as pessoas compartilhassem suas experiências sobre este começo. Eu achei muito bacana e resolvi trazer para cá o que eu compartilhei com ele!