Cotidiano

Você não faz terapia? Parece que está pior ...

“Nossa, mas você não está fazendo terapia? Parece que agora está pior.” Já ouviram essa frase de familiares e amigos? Talvez ela soe como um clichê, mas quero usá-la para exemplificar meu ponto.

Tayara B. Tomio Publicado em 20/07/2020

“Nossa, mas você não está fazendo terapia? Parece que agora está pior.” Já ouviram essa frase de familiares e amigos? Talvez ela soe como um clichê, mas quero usá-la para exemplificar meu ponto.

O que será que piora diante do olhar de pessoas próximas? As nossas atitudes, comportamentos e pensamentos mudam porque em análise temos a chance de abrir mão dos nossos sintomas. Esses sintomas que não só nos são familiares, como são velhos conhecidos de quem está ao nosso redor. Aí o estranhamento!

E como algumas de nossas relações são belos encontros de sintomas, quando um deles muda, como ficará o outro? Apesar de não atender crianças, sei que isso é muito comum no atendimento infantil. Primeiro os pais procuram ajuda porque a criança está assim ou assado, depois reclamam que a criança mudou.

E aí? Já te falaram que você piorou depois que começou a fazer análise?

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Sobre o setembro amarelo

Eu gosto muito do ditado que diz “de boas intenções o inferno está cheio”. O que eu entendo dele é que aquele que pratica um ato x ou y realmente achou que seria bacana, entretanto fica o questionamento sobre o que é bom para cada um.

Publicado em 01/09/2020

Sobre a teoria do caiaque

Vocês já andaram de caiaque? Você mergulha um lado do remo na água e puxa o remo na direção da popa. Enquanto um lado do remo sai da água, o outro deve entrar, e assim sucessivamente. Se você só colocar o mesmo lado na água, vai ficar remando em círculos.

Publicado em 16/08/2020