A mulher não existe.
Frase famosa de Lacan que sempre gera polêmica. Mas acredito que isso aconteça porque dizer ela assim, solta, não aponta ao que ele estava se referindo. Então vamos lá: quando ele diz “A mulher não existe.” esse A é maiúsculo, vem no sentido de uma ideia que abrangesse todas as variabilidades do sujeito feminino.
Então ele diz que não existe A mulher, mas sim muitas mulheres e que é preciso falar delas uma a uma. Isso é muito bom, pois também fica a lição de que não existe O objeto, A completude. E quando a plenitude não existe isso é um alivio, pois não precisamos ser TUDO, podemos nos reinventar, podemos desejar, podemos ser contraditórios.
A mulher não existe
A mulher não existe. Frase famosa de Lacan que sempre gera polêmica. Mas acredito que isso aconteça porque dizer ela assim, solta, não aponta ao que ele estava se referindo.
Tayara B. Tomio
Publicado em 01/06/2020
Compartilhe
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Os quatro tempos de uma análise
Estava conversando com uma pessoa sobre a passagem de analisando para analista e acho que vale trazer aqui os quatro tempos de uma análise!
Publicado em 09/06/2020
Sobre suportar escutar o sofrimento
“Como você aguenta escutar histórias tristes o dia todo?” Talvez porque essa não seja a forma como eu escuto as histórias. Não estou dizendo que não sejam histórias que comovem, mas com o passar dos anos na clínica não me parece que seja isso que está em jogo (e já peço desculpas, pois acho que será difícil me explicar).
Publicado em 01/12/2020